domingo, 30 de agosto de 2009

Aprendizado

.


A primeira coisa que eu aprendi na minha vida foi a chorar. Tive que apanhar pra aprender mas valeu a pena. Entendi que viver é arriscar e cicatrizes são sinal de experiência.

Não guardei ressentimentos do médico que me bateu pois logo em seguida aprendi que colo de mãe cura qualquer dor.

Não me lembro de ter aprendido a rir. Acho que o riso já vem de fábrica inserido na alma das pessoas. Por isso talvez cada risada seja única, como uma assinatura da pessoa, inconfundível.

Sabendo rir e chorar, eu precisava encontrar motivos para utilizar esses artifícios e, sinceramente, meu berço era um local muito entediante. Havia um mundo inteiro lá fora esperando por mim e eu não podia mais ficar parado. Tive que aprender a andar.

Não foi tão fácil como eu pensei. Entendi que certas coisas na vida dependem de prática e que por mais difícil que pareçam tudo é possível com muita dedicação e esforço.

Lá fui eu, tentando me manter em duas pernas, feliz da vida. Percebi que eu era capaz de traçar meus próprios caminhos, meu destino.

Mas algo ainda estava faltando. Parecia que as pessoas em minha volta não me compreendiam direito. Havia uma falha de comunicação enorme entre eu e as outras pessoas. Eu tinha muita coisa pra falar, mas ainda não sabia como. Tive que ficar observando. Prestando atenção nos sons que saiam da boca das pessoas, enquanto tentava imitar. Duas lições em uma, além de aprender a falar aprendi também que certas coisas a gente não aprende sozinho. A gente precisa de alguém para nos ensinar, nos mostrar como fazer.

Andando, falando, rindo e chorando, comecei então a minha infância. Como era gostoso me divertir. Aprendi um monte de coisas brincando. Corri, pulei, andei de bicicleta, joguei video-game, cantei, gritei, me machuquei, nadei, pintei, dancei... Ufa... Cansei...

Daí me colocaram na escola onde eu fazia todas essas mesmas coisas, mas tinha uma professora que mandava a gente ficar quieto quando ela estava explicando. Não demorou muito e aprendi o que era disciplina: era uma série de regras dizendo o que eu podia e não podia fazer pra não tomar bronca.

Um belo dia acordei e senti que não era mais criança. Haviam pelos crescendo em todo meu corpo. Até um bigodinho ridículo. Eu devia ter uns 13 anos, mas já me sentia um adulto. Achava que já sabia de tudo e que era dono do meu nariz. Meu primeiro beijo, por exemplo, ninguém me ensinou. Simplesmente aconteceu. Como era o primeiro beijo da menina também nenhum dos dois acharam que podia ser diferente.

Me sentia o dono do mundo. Com o tempo aprendi que o dono do mundo na verdade era o dinheiro e que se você não faz o que seu pai manda, nada de mesada. Nessa época eu já estava quase prestando vestibular. Ainda achava que sabia de tudo e não havia nada que eu precisasse aprender. Me enganei.

Depois de muitas brigas, com pais, namoradas, professores e até com desconhecidos que eu tive minha lição. Eu aprendi a ouvir. Foi muito difícil pois eu achava que já sabia, mas conheci um nível completamente novo sobre saber ouvir.

Isso fez com que eu passasse meus 20 e poucos anos re-avaliando o que eu já sabia e o que podia ser melhorado. Aprendi a enxergar as pessoas pelo que elas são e não o que aparentam.

Aprendi que não há conhecimento desnecessário. Aprendi que Deus é muito maior do que ensinam na igreja. Aprendi que sexo é efêmero mas amor é eterno. Aprendi que vale mais a pena confiar do que duvidar. Aprendi que a vida ensina a gente quando a gente menos espera.

E agora, completando meus 27 anos, acabei de ter uma nova lição. Aprendi que as crianças podem nos ensinar coisas que a gente já tinha esquecido. Que a vida pode ser muito mais simples do que a gente acha e que as pequenas coisas tem mais valor do que os desejos que a propaganda enfia nas nossas cabeças.

Já dizia um velho provérbio: ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar. Na semana do meu aniversário, meus professores tinham 8 anos.




Originalmente publicado em http://fotolog.terra.com.br/verbo01:46 - 20/07/2009 13:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário