quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Falsa Nacionalidade



Acabamos de ver a Rede Globo transmitindo Brasil X Austrália para todo o território nacional. 2x0 pro Brasil.

É interessante sair pelas ruas da maior cidade do país e ver tudo deserto. Você acaba parando para pensar em como o futebol mexe mesmo com a cabeça do país... Pelo menos 99% da população estava assistindo o jogo. Patrões liberaram os funcionários para poderem assistir, e juntos se abraçaram durante os gols sem distinção nenhuma de raça, credo ou classe. É o futebol unindo os povos. Até o pão de Açucar 24h, coração da sociedade capitalista, que não fechou nem sob ameaça do PCC abaixou suas portas por duas horas para que todos pudessem assistir ao jogo.
Claro!!! Não importa o prejuízo de 2 horas fechado. Não importa as consequências. O que importa é que o povo quer ver o jogo, de qualquer maneira, e ninguém é louco o suficiente para ir contra a massa, para ir contra pessoas enlouquecidas pelo mesmo ideal.
Então eu me calo e choro em silêncio. Choro por saber que num país tão cheio de diversidade quanto o Brasil, o único momento em que todo mundo se junta por alguma coisa é pelo futebol. E não me entenda mal, adoro a copa do mundo, adoro torcer pro Brasil e até quando o astronauta fez palhaçada no espaço eu estava vibrando. Mas não deixo de enxergar a minha hipocrisia ao saber que eu poderia estar torcendo pelo fim da fome, pelo fim da violência ou por mais educação. Saber que o povo tem força para parar o país mas que no fundo não se importa com os problemas em sua volta. Só se pensa em prazer, entretenimento. Imagine todos os empregados falando pro patrão que se ele não pagar o almoço de pelo menos 3 crianças de rua todos os dias eles não trabalhariam no período da tarde. Imagine. Se todas as lojas do centro fizessem isso com certeza não haveria fome. E 3 pratos de comida nem mexem no orçamento.

Choro por saber que algo tão simples pode ficar tão impossível. Ninguém se importa com esses problemas. NÂO SE IMPORTAM. São todos hipócritas. Todos, inclusive eu.
Queria conseguir consertar tudo sozinho mas ainda não desenvolvi superpoderes. Preciso convencer as pessoas de que é possível lutar, de que juntos somos fortes e toda essa baboseira que todo mundo já cansou de ouvir mas nunca aprendeu a acreditar.
Mas vamos falar a verdade, nem pelo jogo da seleção o povo consegue acreditar. Ficam crucificando os jogadores como se esses nunca merecessem a posição que alcançaram. Focam em todos os defeitos e erros da seleção, como se qualquer outro pudesse fazer melhor. Isso é torcer? Amar a seleção é não confiar nela? E ainda falam que só ganhamos porque o outro time é muito ruim. incrível como todo mundo vira especialista de futebol e crítico da melhor categoria em copa do mundo. Aliás, é sempre assim. O povo fala, fala e não faz nada. Todo mundo falando que o Ronaldo tá gordo, eu olho pra sala e sou um dos mais magros, com quase 20 kg acima do peso. Demais pra minha cabeça. Pra depois ainda virem me falar que o movimento estudantil é perda de tampo. Que só idiota trabalha pelo bem dos outros sem remuneração, e até que se estivessem no poder iam roubar também.

Chega de hipocrisia!!! Chega, porra!!! Ninguém enxerga o que está acontecendo por trás das câmeras e refletores. E a Globo cada vez mais vendendo falsos valores e reforçando os paradigmas nas cabeças das pessoas. A televisão como fator determinante da ideologia da esfera pública devia saber de sua responsabilidade, e não se esquecer que enquanto eles comem caviar tem alguém comendo a lata.
Sou pelo Brasil sim!!! Sou pelos esportes e por qualquer outra coisa que o Brasil esteja envolvido. Por isso Sou pela mudança. Sou pela queda da imunidade política. Sou pelo antiproibicionismo. Sou pela reforma jurídica, legislativa, militar, econômica, agrária e até da constituinte se for o caso. Está na hora de fazer faxina, e nada vai acontecer se não nos preocuparmos, se não nos importarmos.

Parem de fazer o que é errado enquanto falo, pois até o VERBO será cortad...


Originalmente publicada em http://fotolog.terra.com.br/verbo1:2 - 18/06/2006 16:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário