quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Feliz Aniversário

.


Aniversário... Que data mais estranha essa... Data em que nós comemoramos a quantidade de voltas que a Terra deu em torno do sol desde o dia em que ele brilhou em nossa face pela primeira vez. Não foi bem o meu caso. Eu nasci às 9:30 da noite. Sou uma criatura noturna e é durante a noite que eu fico em paz. Eu organizo meus pensamentos ouvindo ao silêncio da cidade.

No mato é ainda melhor. Fico a madrugada inteira como ouvinte da mais bela sinfonia da natureza. Grilos, sapos, vento, folhas etc. Há muito tempo não presencio um espetáculo desses e por isso vou buscá-lo novamente.

É preciso entender a importância do papel do ser humano em se reintegrar à natureza. Não é porque moramos em cavernas de concreto e canalizamos rios que podemos achar que somos auto-suficientes. Somos parte da natureza e para preservá-la não basta evitar sacolinhas de supermercado, é preciso sentir-se uno em essência com todo o infinito e, assim sendo, amar a natureza como extensão do seu próprio corpo.

Mas de que adianta falar sobre isso se o que está em jogo na nossa sociedade é o espetáculo? Mais vale um bobo na TV do que um intelectual fora dela. Não pense você que essa onda de conscientização ambiental deve-se ao fato da sociedade estar se preocupando com o assunto, por favor não seja ingênuo. Essa preocupação é nada além de moda e deus queira que não seja passageira. Acha que estou exagerando, então me responda, só como exemplo, o que aconteceu com as inúmeras campanhas contra o HIV que foram feitas nos anos 90? Ainda não encontraram a cura, pessoas ainda morrem de Aids, mas ela saiu da moda. E você achando bonito recusar sacolinha de supermercado.

Na verdade, agradeço a ingenuidade geral da nação. Graças a ela um mínimo ainda feito em favor do bem geral.

Quanto a mim, ainda estou carregado de dúvidas, medos e desejos, e tudo isso atrapalha no caminho evolutivo que estou a percorrer. É preciso muita força, muito foco e muito sacrifício para ser completamente livre. Andei esgotado, com a cabeça exausta, sem dormir direito, sem comer direito, sem conseguir expressar meus pensamentos de maneira eloqüente.

Estou organizando meus pensamentos, juntando os restos de sonhos para plantá-los no meu novo jardim. O caminho não é fácil, aliás, nunca foi, mas como a vida nos ensina a ser paciente e perseverante, lá vou eu numa nova jornada. Vou me recolher no mato por um tempo, ouvir a música dos grilos e olhar para a lua em busca de novas perguntas, perguntas que eu ainda não tenha as respostas.

Nasci de noite, olhando para uma lua minguante. Hoje olho para uma lua crescente, quase cheia, que me trará quem sabe mais uma peça desse complexo problema chamado emancipação do ser.

Feliz aniversário não só para mim, mas para todos que são ou buscam ser puramente livres. É hora de celebrarmos.



Originalmente publicado em http://fotolog.terra.com.br/verbo01:33 - 16/07/2008 02:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário