quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Rodovia do Açúcar em Obras

Entre as piores estradas do Estado de São Paulo encontra-se a SP 308, Rodovia Comendador Mário Dedini, a famosa RODOVIA DO AÇÚCAR, que tem esse nome devido a enorme quantidade de plantações de cana de açúcar durante seu percurso, além de acesso a Usina Cosan.

A questão é que a estrada está bem abandonada há anos. Com um tráfego intenso de treminhões carregando cana, além de uma série de outros caminhões e carros, a estrada deteriora-se muito facilmente, precisando constantemente de reformas. Infelizmente nosso governo faz juz à célebre frase clichê, quando se diz que eles não fazem o trabalho direito, só sabem tapar buraco. O que resulta em uma situação estranha, pois até os trechos onde não há buracos, o asfalto é terrível, todo mal remendado.

Some tudo isso ao fato da estrada ser uma via de duas mãos. Imagina ter que ultrapassar um treminhão no meio de uma estrada em péssimo estado. Não faltam histórias de acidentes. Quem pega essa estrada sempre está acostumado a ouvir falar ou até mesmo ver acidentes na estrada. Em 2007 meu pai perdeu um amigo nessa estrada. No início desse ano um professor meu capotou o carro e por sorte não se feriu. Eu mesmo já tive que jogar o carro no acostamento pra evitar um acidente. Isso que eu dei sorte pois a maior parte da estrada não tem acostamento.

Resumindo é terrível. Alguns podem até vir com o papo que comparada com estradas do resto do país ela é boa. Não é preciso ir longe, eu já peguei estradas piores em Minas Gerais. A questão é que a Rodovia do Açúcar fica no Estado de São Paulo, o estado com maior arrecadação do país. É uma vergonha essa situação.

Bom, quando o governo fode o povo, a saída do povo é a iniciativa privada. E devo admitir que o resultado é imediato. A concessionária Rodovias do Tietê é a nova administradora da Rodovia do Açúcar e já estão colocando a mão na massa. Mal começaram a trabalhar e já existem três pontos de obras na estrada. E os caras estão trabalhando até em baixo de chuva.

De acordo com a Concessionária, a meta agora é recapear e tratar o asfalto para evitar acidentes, e em 2010 começar as obras de duplicação (ALELUIA). Eu não entendo nada de obras, estradas e pavimentadoras, mas ao olhar leigo parece que em alguns trechos já começaram a duplicar. estão aplainando a terra em volta e fazendo desvios na estrada. Acho que isso já faz parte do projeto, mas os caras não falam para deixar o prazo distante mesmo e, assim, conseguir uma entrega antes do prazo.

Pra mim é perfeito. Eu sempre peguei essa rodovia e sempre reclamei dela. Tem gente que está reclamando de que em breve será instalado um pedágio na rodovia, mas ao meu ver um pedágio é um preço pequeno que teremos que pagar para ter segurança e até mesmo conforto.

Espero que termine antes do prazo.

Um comentário:

  1. Camara ... hoje, 3 anos depois ... pedágio instalado e NENHUMA melhoria ... aliás, agora também pegamos fila de pedágio!

    Bela privataria!

    ResponderExcluir