quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ei, Dotô... Vai se foder !!!

Já expressei aqui nesse blog meu descontentamento com a maneira que funciona o sistema de saúde no Brasil. Cada vez mais parecem nos tratar como simples mercadoria, apenas mais um número no contra-cheque. Justamente quando estamos doentes, quando nosso psicológico está em estado de alerta por não termos conhecimento para saber o que está acontecendo conosco, somos tratados como se isso não importasse.

Doutores, diplomados, respeitados... Perderam meu respeito. Hoje em dia vale mais confiar na wikipedia do que em um médico. Com o médico você nunca sabe se o mesmo está sendo displicente, se está dando a devida atenção ao seu problema ou se realmente vai fazer o possível e o impossível para te ajudar. Já a wikipedia pelo menos tem um monte de moderadores de olho.

Na boa... Se você está se formando em medicina, ou pensando em virar médico, aí vai um aviso: Status de cu é rola !!! Se você quiser realmente seguir essa carreira, lembre-se de qual é a sua função, que é ajudar aqueles que precisam... Tratar as pessoas e tratar BEM... CUIDAR !!! CURAR !!!

Não é difícil entender...............

Porém está cada vez mais difícil encontrar um profissional competente.

A história que publico abaixo aconteceu com um grande amigo meu, José Roberto, também conhecido como Jota. Ele me pediu para postar sua carta aqui para tornar pública a sua decepção e insatisfação.

Não dá pra não ficar indignado...

Segue abaixo na íntegra:

"Ao dia dezessete de Agosto, após consulta prévia, tive que me submeter a um pequeno procedimento cirúrgico para a extração de algumas verrugas na base do meu pênis.

Antes de marcar o procedimento, me foi pedido um exame de urina, o qual eu realizei e deixei os resultados no consultório do médico responsável, o urologista Roberto Tarpiniam. Ao chegar o dia dezessete, fui ao consultório e o procedimento cirúrgico foi realizado. Após o término perguntei ao médico sobre os resultados do exame de urina. Para minha surpresa, o doutor Tarpinian me informou que não havia recebido exame nenhum. Depois, ainda no mesmo dia, descobriu-se que o exame estava lá, mas não na minha pasta de paciente, local sabido por médicos e pacientes ser aonde os exames devem ser arquivados.

Depois de retiradas, duas verrugas foram colocada em um frasco e confiadas à mim para encaminhá-las ao laboratório responsável pela biópsia. Esse mesmo laboratório me informou que os resultados sairiam em cinco dias úteis e seriam entregues no consultório aonde trabalha o doutor Tarpinian. Seis dias úteis depois liguei ao consultório apenas para ser informado que os exames não estavam lá. Já tendo experimentado a falta de profissionalismo anteriormente e temeroso pela minha saúde, em um momento de destemperança, usei uma palavra de baixo calão, pedi à secretária que desculpasse meu linguajar, mas que era “minha pica que estava em jogo”.

Na semana seguinte, entrei em contato com o laboratório responsável pela biópsia, fui então informado que os resultados dos meus exames estavam prontos desde o dia vinte e três de Agosto. Liguei mais uma vez ao consultório do doutor Tarpinian e fui mais uma vez informado que meus resultados não haviam chegado. Relatei sobre minha ligação ao laboratório e informei que tomaria providências

Dois dias depois, em um acontecimento conveniente demais para ser chamado de coincidência, recebo uma ligação dizendo que agora sim meus resultados haviam chegado. Foi marcado um retorno para hoje, dia oito de Setembro.

Não me senti ofendido quando o doutor me perguntou se eu queria que os resultados mostrassem HPV, também não me ofendi quando o doutor Tarpinian ergueu sua voz e condenou o meu comportamento enérgico. Minha indignação veio quando ele não quis responder o porquê de meu exame de urina não estar na minha pasta na ocasião da cirurgia, ou ainda o motivo do misterioso atraso dos resultados da biópsia. Na verdade, o doutor Roberto Tarpinian não me concedeu em nenhum momento a chance de me expressar, e me recomendou que nunca mais retornasse ao seu consultório.

Recomendação inútil, é claro. Já tinha chegado a essa conclusão por conta própria. O que me fez chegar tão rápido a tal decisão foi o choque de constatar que um dos urologistas mais considerados da cidade se colocasse tão inconformado com “pica” e tão confortável com o comportamento omisso de sua equipe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário